A GARRETT é a maior fabricante mundial de turboalimentadores e pertence ao Grupo ALLIEDSIGNAL.
Produzindo turbos e peças originais para montadoras e reposição, a Garret, através de uma ampla Rede de Serviço Autorizado, presta Assistência Técnica em toda a América do Sul.
Tendo como base a experiência adquirida no atendimento ao mercado, a GARRETT elaborou este guia com respostas às 10 perguntas mais freqüentes sobre turbos:
01 - O que é um turbo alimentador?
02 - De onde vem a energia que o turboalimentador utiliza?
03 - Como funciona um turbo alimentador?
04 - Quais os benefícios obtidos com o turboalimentador?
05 - Quais as vantagens de se ter um motor turbinado?
06 - O turboalimentador é um equipamento complexo?
07 - É a única maneira de se aumentar a Potência do motor?
08 - Por que a GARRETT é líder de mercado?
09 - O que fazer quando for necessária a troca?
10 - Quais as marcas e montadoras que utilizam o Turbo Garret?
01 - O que é um Turboalimentador?
Basicamente, o turboalimentador é um componente que torna o motor mais potente, sem aumentar seu tamanho e peso.
A potência de um motor está limitada a quantidade de ar que ele pode aspirar.
O turboalimentador fornece maior quantidade de ar ao motor, fazendo com que o combustível seja queimado de maneira mais eficiente, com melhor aproveitamento e conseqüentemente aumento de potência.
2 - De onde vem a energia que o turboalimentador utiliza?
De toda energia gerada por um motor de combustão interna, apenas um terço é aproveitado para o movimento do girabrequim, outro terço se dissipa através do sistema de refrigeração e o terço restante se desperdiça como gases de escape.
O turboalimentador aproveita-se da energia dos gases de escape; o rotor da turbina reage a pressão e velocidade destes gases girando e, por estar unido a um eixo comum, faz girar o motor do compressor, no outro extremo, à mesma velocidade, comprimindo assim o ar que entra no cilindro uma pressão de até 3 vezes a atmosférica.
3 - Como Funciona um Turboalimentador
Os gases de escape do motor passam através do coletor de escape e entram lateralmente no turbo, são acelerados dentro da carcaça da turbina, fazem girar o rotor da turbina e saem pelo sistema de escapamento. O rotor compressor (solidário ao eixo e rotor da turbina) gira, impulsionando o ar que aspira através do filtro, enviando-o comprimido ao motor.
4 - Quais os benefícios obtidos com o Turboalimentador
• Maior quantidade de ar disponível, proporcionando combustão mais eficiente e menor emissão de poluentes.
• Redução do trabalho de aspiração.
• Completa dispersão dos gases remanescentes da combustão.
• Maior potência com menor consumo específico de combustível.
5 - Quais as vantagens de se ter um motor turbinado?
Menor consumo de combustível
A quantidade de combustível gasta (consumo específico) é cerca de 10% menor em motores turboalimentados.
Menos poluição
O motor turboalimentado tem combustão mais eficiente e, consequentemente, emite uma quantidade menor de poluentes.
Menor fadiga do motorista
Uma unidade turboalimentada aumenta seu torque a baixas rotações e por isso não é necessário utilizar tantas trocas de marcha. Em resumo, temos um aumento da produtividade do equipamento, e um desgaste menor do operador.
Ótimo comportamento em diferentes altitudes
Em princípio, uma das razões que mais impulsionaram o desenvolvimento dos turboalimentadores foi seu ótimo comportamento em altitudes. As cabines dos aviões devem ser pressurizadas de maneira que seus ocupantes possam respirar. Os motores também sofrem deste problema. Um caminhão sem turbo perde a 2500m de altitude, 25% de sua potência, ao passo que o mesmo caminhão equipado com um turboalimentador não registra perda sensível de potência.
Maior potência
Ao se introduzir maior quantidade de ar no cilindro, o motor pode queimar mais combustível e ter um aumento de potência significativo (até 30%) quando se necessita; isto traduz em poder levar cargas mais pesadas ou transportá-las em menor tempo.
6 - O Turboalimentador é um equipamento complexo?
Não, o turboalimentador é um equipamento relativamente simples. No entanto, seu regime de trabalho de 1000 a 180.000 RPM, a temperaturas de 550 a 850º C, mais as vibrações transmitidas pelo motor e as partículas de carbono no escape, exigem alta tecnologia na sua fabricação.
7 - É a única maneira de se aumentar a potência do motor?
O turboalimentador não é a única maneira de se obter mais potência para o veículo mas, sem dúvida, é uma das mais viáveis em relação custo/benefício.
Com um motor de maior cilindrada, por exemplo, você estará utilizando o total de potência em cerca de 20% do tempo (durante aceleração, transportando cargas muito pesadas ou em subidas íngremes). No tempo restante, essa cilindrada vai significar maior consumo de combustível, com conseqüente aumento do custo operacional. Além disso, não podemos esquecer o alto custo de aquisição desse motor.
8 - Por que o Turbo GARRETT é o líder do mercado Mundial?
• Pelo seu avançado projeto e sua qualidade.
• Porque tem o melhor apoio mundial pós-venda.
• Experiência em fabricação – A GARRETT do Brasil já fabricou mais de 1 milhão de turboalimentadores para motores.
• Pelo intercâmbio entre suas divisões – Os rotores do compressor e turbinas foram desenvolvidos tendo como base os mesmos equipamentos desenvolvidos pela DIVISÃO GARRETT de aeronáutica.
• Apoio mundial a seus produtos – A rede de serviços a nível mundial que a GARRETT possui, não se compara com a de nenhum outro fabricante de turboalimentadores.
• Uma experiência sem paralelos – Nenhum outro fabricante de turboalimentadores pode comparar-se à GARRETT em termos de produção, experiência, serviços e qualidade. Não apenas experiência na fabricação de turboalimentadores, como também, no projeto e construção de turboalimentador adequado para cada motor e para cada aplicação em particular, com o mais alto nível de qualidade.
9 - O que fazer quando for necessária a troca do Turboalimentador?
O recondicionamento de um turboalimentador é um processo que requer conhecimento técnico, habilidade e atualização.
No Sistema à Base de Troca, a GARRETT oferece o turbo Remanufaturado na própria fábrica, que utiliza a mesma tecnologia empregada na fabricação dos turbos novos.
Os Postos e Distribuidores de Serviço Autorizado contam com técnicos treinados pela GARRETT que avaliam seu turbo usado na hora, observando se ele não foi violado, e analisando três peças: a carcaça da turbina, o rotor compressor e o conjunto eixo-rotor da turbina.
Você pagará o valor referente à avaliação na troca de seu turbo usado por um Remanufaturado GARRETT através do SBT (Sistema à Base de Troca).
O Turbo Remanufaturado GARRETT tem garantia de 6 meses.
A Rede de Postos e Distribuidores GARRETT estão preparados para lhe oferecer toda rapidez que o SBT e o TNBT proporcionam. Nenhum Posto Distribuidor está autorizado a recondicionar ou reparar seu turbo.
10 - Quais as marcas e montadoras que utilizam Turboalimentadores Garrett?
Entre as marcas e/ou montadoras mais importantes, podemos citar:
- Avco-Lycoming
- Allis Chalmers
- Buick
- Caterpillar
- Case
- Cessna
- Cummins
- Detroit Diesel
- Deutz
- Ford
- International Harvester
- John Deere
- Komatsu
- Leyland
- Mack
- Massey Ferguson
- Mercedes-Benz
- Maxion
- Renault
- Saab Scania
- Waukesha
- White
- Volvo
- Fiat
- MWM
- Volkswagen
- Valmet
- Iveco
- Perkins
- Citröen
- Alfa Romeo
- Lancia
- BMW
- MTU